O leite de amêndoas conserva todas as propriedades e é mais fácil de ser digerido pelas crianças e por idosos. Pode ser feito com qualquer outra oleaginosa da mesma forma e como cada uma tem propriedades diferentes, assim também varia os nutrientes ingeridos.
A recomendação é consumí-los sem aquecimento ou no máximo morno para que as suas gorduras ricas em ômegas e muito sensíveis não sejam destruídas.
Como é um leite caro, eu prefiro misturá-los ao leite de arroz. Isto faz o leite render e ainda suaviza o seu sabor intenso.
Outra dica é que são leites muito calóricos e por isso recomenda-se que sejam ingeridos como parte do café da manhã para gerar energia para o restante do dia e garantindo que estas calorias não sejam acumuladas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Em geral, as frutas oleaginosas apresentam as mesmas propriedades: combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças por conter ácidos graxos mono e poliinsaturados responsáveis por efeitos como o controle de triglicerídeos, a diminuição do LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (colesterol bom), além de atuarem como potentes antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso pelo nosso organismo. Todas são excelentes fontes de cálcio e magnésio, substituindo com muita vantagem o leite de vaca.
NOZ: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e a mais rica em vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas e em vitaminas do complexo B.
AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras, ferro, vitamina E e potássio.
AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras, cobre a maior fonte de cálcio de todas.
CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, zinco, ferro, ácido pantotêico, vitaminas B1 e B2. Para fazer o leite, é necessário que seja a castanha crua (que na verdade foi cozida para ser retirada da casca, mas não foi torrada) e sem sal.
CASTANHA-DO-PARÁ: É a mais calórica de todas, mas fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.
Leite de Amêndoas:
- 1 e 1/2 xícara de amêndoas deixadas de molho por 12 horas e tendo a sua água trocada duas vezes;
- 4 xícaras de água mineral;
- 1/4 de colher das de chá de sal. O sal é importante para acentuar o sabor.
Modo de fazer:
1º Bata bem todos os ingredientes no liquidificador.
2º Passe este liquido numa peneira dividido em duas partes. A papa de amêndoas que sobrou, adicione mais uma xícara de água mineral e volte ao liquidificador batendo novamente. Passe esta papa pela peneira.
3º Pegue todo o leite que foi peneirado e passe por um coador de pano ou por um pano de algodão limpo espremendo bem para retirar todo o resquício de polpa.
4º Está pronto para ser utilizado. Pode ser guardado na geladeira por 4 dias.
Fonte: dietasgsg.blogspot
Nenhum comentário:
Postar um comentário