A vitamina C é conhecida por ajudar a evitar gripes e resfriados, mas ela é muito mais do que isso, é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres no organismo e evitando o envelhecimento precoce, dá resistência aos ossos e dentes, fortalece os capilares sanguíneos, combate infecções, fortalece o sistema imunológico, também ajuda a reduzir o nível de triglicerídeos e do colesterol ruim no sangue, e ainda ajuda na absorção do ferro, evitando anemia.
Como a vitamina C não é produzida pelo nosso corpo, precisamos ingerir quantidades diárias desse nutriente para que nosso organismo funcione adequadamente e não fiquemos doentes. E a melhor maneira de ingerir a vitamina C é através da alimentação. Frutas e verduras contém boas doses dessa vitamina.
Onde encontrar a vitamina C
Os alimentos a seguir possuem quantidades significativas da vitamina C, e devem sempre ser consumidos:
- abacaxi
- abacate
- abricó
- acerola
- agrião
- alface
- banana
- batata
- brócolis
- caju
- couve-flor
- espinafre
- goiaba
- kiwi
- laranja
- limão
- maçã
- manga
- melancia
- melão
- morango
- papaia
- pêra
- pimentão
- repolho
- rúcula
- tomate
- uva
O excesso da vitamina
Assim como qualquer coisa consumida em excesso, a vitamina C também pode causar alguns desconfortos quando consumida em demasia. Sintomas comuns por intoxicação de vitamina C são indigestão, diarréia, náusea, vômito, dor de cabeça, perturbação do sono e fadiga.
A deficiência da vitamina C
Como disse anteriormente não produzimos essa vitamina e precisamos encontrar ela nos alimentos que ingerimos, porém, se não fizermos isso, corremos sérios riscos de contrair doenças como escorbuto, anemia, depressão, hemorragias e sangramento nas gengivas.
Nunca deixe de consumir alimentos ricos em vitaminas, elas são de extrema importância para nossa saúde e desenvolvimento e devem ser obtidas através de uma alimentação saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário